Vocação…

vocacao1Quando é que a gente descobre que tem vocação pra alguma coisa? Creio eu que não é lá no término do 3° ano do ensino médio quando temos que optar por algum curso pra fazer o vestibular e começar a cursar.

Eu por exemplo sempre achei que iria fazer Turismo ou Hotelaria, com intuito de viajar e aquela coisa toda. Mas sempre adorei demais os animais e porque não fazer veterinária? Chegou perto da inscrição pro vestibular e deu aquele nó na minha cabeça.. Eu já não sabia mais o que eu queria, aquelas alturas eu já tinha pensado em fazer odontologia, veterinária, publicidade e propaganda, claro turismo, mas eu não tinha cogitado a idéia de fazer Moda.

As dúvidas fervilhavam em minha cabeça, pedia sugestão pra mãe e pro pai “o que eu faço?” e eles diziam: -“te vira, é tu que precisa escolher, não vamos opinar”. Comecei a pensar nas coisas que eu sempre gostei desde criança, de viver no meio das coisas da minha dinda e estar metida com artes, fossem elas simples desenhos, pinturas ou bordados mais elaborados, eu sempre estava lá dando “pitaco” e dizendo o que eu achava legal ou não. Ou mesmo costurando roupinhas pras minhas barbies.

Então pensei ta aí: vestibular pra moda. No primeiro vestibular que fiz, não passei. Fiquei meio ano sem estudar e cada vez eu tinha certeza de que era aquilo mesmo que eu queria, mas alguma coisa me fazia sentir “medo” de chegar lá pelo 4º ou 5º semestre e ver que não era aquilo tudo que eu esperava. E se isso acontecesse, o que eu iria fazer??

Bom, hoje eu vejo que eu escolhi perfeitamente o meu curso, a minha carreira. E que principalmente pra fazer moda, tu não precisa ser esquisito ou fazer coisas mirabolantes. Assim como qualquer outra profissão tu tens que ter e fazer todas as coisas com amor. Ainda faltam dois anos pra minha formatura, fico fazendo planos de fazer pós-graduação e aquela coisa toda. Penso em dar aula, e ter o meu próprio negócio.

E também penso em cursar uma segunda faculdade: Arquitetura, essa paixão é mais recente. Por enquanto vou me dedicar com todos os meus esforços a Moda e talvez depois da fotografia venha à arquitetura. Planos e mais planos, não custa nada sonhar e planejar não é mesmo?!

Falei, falei e falei, mas o que eu queria dizer mesmo é que chegando no 3º ano as pessoas se afligem e muitos dos pais acabam botando pressão nos filhos e isso acaba gerando uma crise de identidade na gente, pois temos a responsabilidade de escolher um curso que será o carro chefe do nosso futuro e também não quero decepcionar as pessoas que gostam de nós. É uma puta responsabilidade pra uma pessoa de 17/18 anos.

Enfim era isso meus queridos. Parece ter ficado confuso, mas espero que entendam meu pensamento!

Meu queridíssimo está oficialmente de férias e isso é uma MARAVILHA! Não vejo a hora dele vir pra cá logo e isso deve ocorrer amanhã ou quinta.

Amoor, arrume logo tuas coisas e venha correndo que estou te esperando!! Te amoooo!!

Beijão pra todos,

Bru

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Dela

7 Respostas para “Vocação…

  1. Neo

    Acho que não tenho vocação pra nada não…

    Abraço

    Neo

  2. Ray

    Bruna, vc tem sorte. Estou com 22 e até hoje tenho um nó gigantesco que me aflige todos os dias… ñ tenho certeza, acho que nunca terei. Penso que a solução será estudar tudo que gosto, ou pelo menos metade… gosto de muita coisa.

    Aloha,

    Ray.

  3. Rs… Deu pra entender o pensamento sim!

  4. Bruna, esse tem sido um dos grandes entraves meus: minhas vocações. Pois quando queremos acordar todos os nossos “eus” a coisa fica braba, tempestade de pensamentos à vista…

    De Músico a psicólogo, fiz contabilidade e não quero terminar aí, não quero limites, já penso em fazer tanta coisa…

    achei importante seu post pois ele nos motiva e nos faz ver a naturalidade das dúvidas e o avesso das incoerências. No fim, aquilo que dispomos a fazer com amor é o que importa.

    Abração

  5. Já me perguntei qual era a minha vocação, mas te juro ainda não descobri a minha.
    Será que todo mundo tem uma vocação?
    Sei lá… se for isso preciso descobrir a minha rápido!!
    Bjus

  6. Juro que minha vocação é ser docente.
    Mas ao mesmo tempo, lembro até hoje… Que quando criança, eu desenhava “plantas baixas” e adorava desenhar os móveis lá dentro.

    Depois que o Jr. me ensinou a manha de desenhar em perspectiva então, eu me vi no céu.
    Não sei se é influência dele e pelo fato de conviver com uma família de engenheiros e arquitetos (a dele) e uma de professores (a minha), mas eu sou apaixonada pelas duas coisas.

    Como agora eu não posso encarar uma faculdade que gera tantos gastos como Arquitetura, eu preferi garantir uma profissão com o plano B.

    \oo/

  7. VOCAÇÃO
    Creio não existir distinção entre “trabalho secular” e “trabalho sagrado”. Um trabalho profano e outro santo. Tal idéia não é bíblica. Deus deu a cada um de nós, sem exceção de ninguém, uma tarefa, um desígnio, uma missão, uma vocação (Mt 25.14-30; Rm 11.29; 1Co 7.20; Ef 2.10). É através da nossa vocação, religiosa ou profissional, que o Senhor pretende que realizemos Sua obra na Terra. A Obra de Deus abrange o mundo todo, todas as profissões (Gn 1.27; Mc 16.15)
    Quando nascemos, nascemos designados para alguma coisa (Is 49.1; Jr 1.5; Lc 1.42).
    Pense em sua vocação como “um chamado de Deus” e construa seu sacerdócio, profissão, carreira ou negócio em torno dele.
    Como reconhecer qual é a sua vocação? É simples: o que o entristece, o que você gostaria de resolver? O que o fascina, o que você faz por prazer? O que ocupa o seu pensamento, o seu coração? Estes são sinais que identificam a sua missão no mundo.
    Saiba de uma coisa: quando você expressa sua vocação em produto ou serviço, o resultado é a auto-suficiência econômica (Sl 126.5-6). Existem necessidades específicas no mundo que somente você pode suprir. Se você estiver no centro do seu chamado, o resultado financeiro será apenas uma conseqüência (Rm 8.28).

    Roberto Marques
    Autor do livro “A Lei do Sucesso Segundo Jesus” (Editora Fôlego, SP).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s