O amor de Saramago.

E aí pessoal. Tudo certo ? Comigo tudo beleza, tirando o cansaço descomunal do fim de ano.

Bom. Antes até de vir falar do que eu vim falar (sic) queria dizer da minha paixão por este velhiinho português. José Saramago aparaceu pra mim ano passado. No Natal mais especificamente. Quando ganhei de presente da Bruna uma coleção de livros escolhidos a dedo dentre os quais se encontrava o Ensaio Sobre a Cegueira. Desde o ínicio a prévia da história me interessou, e após terminada a leitura eu percebi que aquilo não era uma simples história. Não era um monte de palavras organizadas em um livro. E sim uma alegoria da vida. E isto mexeu demais comigo. Cada sentido que pude extrair da obra me tocou de alguma forma. Tornando invariavelmente o velhinho no meu autor preferido.

Sábado estava eu em casa, vendo tv. Quando zapeando pelos canais vi de relance aquele rosto magro, redondo, velho.Pensei . Ó ! O Saramago. E voltei ao canal onde tinha visto sua imagem. Era um programa da Globo News sobre o lançamento de sua nova obra , A Viagem do Elefante. Que retrata uma história real, porém com muito mais simbologias oriundas da cabeça do mestre, de um elefante de alguns séculos atrás. Mas enfim. O relevante foi-me dito quando ouvi ele falar da doença que teve, que o deixou internado por 4 meses, e do remédio que levou ele a salvação de uma doença, que segundo Saramago durante a enfermidade não assustou, mas após a cura e a consciência do que se passou trouxe a tona a realidade de ter passado um longo tempo bem perto da morte.

Mas vamos pular essa parte. Vamos deixar a frase de Saramago pro fim. Vou falar agora do amor dele com Pilar del Rio. Sua esposa. Aliás, sua tri-esposa. Porque no ânseio de renovar e “curtir” o relacionamento Pilar e Saramago já casaram 3 vezes. Nesta foto que vai aqui embaixo vocês notarão que o velhinho é um velhinho, e que a mocinha é uma senhora de meia-idade. Sim . A diferença de idade entre os 2 é grande. 28 anos. Eles, e também nossos amigos do Fraulein, mostram que a diferença de idade não interessa no amor. Que este sentimento não se curva aos ditames sociais do reprovável ou do não-correto. Que o que é pra ser é. Ou vai ser. E nada pode mudar isso.

saramago_pilar_med

 Mas voltando a entrevista. Que me motivou a escrever tudo isso. Fiquei realmente tocado, quando ouvi o repórter perguntar a Saramago o porquê da dedicatória do seu novo livro ser : A Pilar. Que salvou minha vida. Foi emocionante ver Saramago, meu mestre na literatura atual, que descreve como ninguém os contornos da psicológicos da pessoa humana, se enrolar com as palavras. Dizer que obviamente não foi ela que lhe receitou os remédios, tanto os errados quanto os certos. Mas que a presença dela, apesar de lhe faltarem palavras para explicar, foi o fator mais importante da cura . E que poderia conceber, quando chegasse a hora, a idéia de parar de escrever. Mas jamais pensaria em viver longe de Pilar.

Palmas ao amor de Saramago e Pilar. Aliás. Palmas ao amor em geral. Pois só ele é capaz dessas coisas.


O tempo tá curto gente. Os comentários estão menos frequentes. Mas prometo que depois de quarta dá pra respirar mais um pouquinho !

A Bruna voltou. Sã e salva. Tá tudo certo. Amanhã ela manda notícias pra vocês !

 

Abraços a todos !

 

Te amo bebê !

 

Matheus

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Dele

3 Respostas para “O amor de Saramago.

  1. Renata Fernanda

    O amor… sempre o amor…

  2. Diferença de idade não tem ‘nada a ver’, descobri isso há pouco. Antes só me relacionava com homens da minha idade ou mais velhos, por ‘achar’ que os homens amadurecem mais demoradamente que as mulheres (tá, achava que os mais novos eram ‘moleques’ demais). Hoje estou namorando um homem de 24 que é mais homem do que muito cara maior de 30 anos.

    Beijos ao casal e não abandonem os leitores, tá?
    🙂

  3. Não acho que diferença de idade seja um fator para impedir uma relação.
    Sempre namorei caras bem mais velhos que eu e sempre fui vista com maus olhos,mas jamais me importei.
    Acho que o amor não tem barreiras,se vc quer ficar junto,vc fica,independente de tudo e qualquer coisa.
    Achei esse “velhinho” muito simpático,só pela sua face.
    Achei bem legal um pouco da história dele que vc contou.
    Muito legal!
    E que lindo a declaração que ele fez pra mulher dele neh??
    bjo lindo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s