Ciúme

baloes

 

  

 

Ciúme, s. m. Zelos amorosos; inveja; receio de perder objeto amado.

Ciumeira, s. f. Ciúme exagerado.

Ciumento, adj. Que tem ciúmes; invejoso.

 

 

 

 

Quem nunca sentiu ciúme que atire a primeira pedra.

É assim que dou início ao meu post de hoje. Há vários níveis e tipos e de ciúmes: controláveis, medianos e incontroláveis, ciúme de irmão, de primo, de amigo, de pai e mãe, mas o que vem em questão é o ciúme de namorado, dentre tantos milhões de outros. Independente de qual seja o tipo, duvido que exista alguém que nunca o sentiu.

Eu particularmente tenho conhecimento de dois tipos: ciúme de pai (meu pai) e de namorado. Neste caso a ciumeira parte muito mais de mim do que por parte do Matheus, ele já foi muito mais ciumento do que é, e confesso que gostaria de saber como que ele faz pra controlar esse sentimento.

O ciúme convive comigo por muito tempo, sempre tive as MINHAS coisas, como não tenho irmãos não “aprendi” a compartilhar (que egoísta que ficou essa frase, também não sou um monstro, não se assustem), mas também nunca fui criança de não querer emprestar coisas ou mesmo brigar por fulano estar pegando meus brinquedos. Eu tive mimos por parte dos meus pais, avós e tios maternos até meus 20 anos de idade, dá pra ter uma noção +- né?! (hahaha)

Mas a questão aqui é pertinente ao amor, como controlar e saber a hora de parar com a ciumeira?  Boa né? Quem souber me avisa, pois eu não sei, mas gostaria de saber a receita.

Eu sou ciumenta SIM, diria que de nível médio. Dificilmente eu consigo controlar, tento disfarçar, mas é mais forte do que eu, futrico, pergunto, argumento. Mas também não é aquele sentimento doentio, porque se fosse garanto que eu e ele nem estaríamos mais juntos, tenho consciência de que às vezes eu o irrito com meu ciúme.

Creio que em nossas condições (300 km de distância) isso seja propicio de acontecer. Por mais que a gente se fale por celular, Skype e Orkut, eu sempre fico me perguntando, o que será que ele está fazendo agora? Mas não é nem pela questão do ciúme, mas por questão de carinho e apego.

Ninguém tem ciúme por algo que não tenha valor pra si, se tu tem “ciúme” de algo que pertence a outra pessoa, tu tá enganada, pois isso já é inveja.

Pra mim o ciúme está atrelado a afeto e emoções, quando tu tens algo que gosta mesmo, tu vai dedicar boa parte do teu tempo a cuidar delas, dar carinho e amor, sejam pessoas ou objetos. Como sou emotiva ao extremo, dá-se a explicação (ou não) pra razão (?) do meu ciúme. O fato é que eu amo muito o Matheus e conseqüentemente sinto ciúmes dele.

Não sei se fui clara o suficiente, mas juro que tentei!! Foi um desafio escrever, mas acho que consegui 😉

 

Amooor, te amooo muitão!! ;@@@@

 

Escutando: Nando Reis – All Star

Beijos a todos!

Bruna

Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Dela

10 Respostas para “Ciúme

  1. Renata Fernanda

    Bru? Sumi! Mudei de área no trabalho e não consigo mais parar para atualizar o Ironizando. Hoje consegui vir aqui dar uma passadinha. Obrigada pelo carinho. =)

    Tenho três coisas para dizer. Nem sei se vai caber aqui. Vamos lá.

    1. Eu fiz um post sobre ciúme e, desde então, venho percebendo que ele é o mais lido do meu blog. Pelo menos umas 5 visualizações diárias. Depois em diz como vai ser com esse seu post. Rs… isso me faz crer que muitas pessoas sofrem de ciúmes. O que considero triste.

    2. Eu não sou ciumenta. Mas, ultimamente, estou ciumenta ao extremo. Não chego a vasculhar as coisas do namorado. Mas, me incomodava muito quando ele saía para beber com os amigos depois do trabalho. Quando ele ia ao cinema sozinho… Esses dois pontos já controlei. (Eram coisas que ele já fazia antes de ficarmos juntos. E eu sabia disso.) No entanto, as coisas foram se espalhando e tomaram uma força maior dentro de mim. Chegou ao ponto de questionar se posso confiar nele. (E isso é trágico!) O namorado é lindo. É uma ótima pessoa, tem uma família super religiosa (o que conta muito para mim), é um cara de muito caráter, de boa índole e tal… O problema sou eu mesma. Deixei meu coração se afundar nisso sem perceber. E, agora, ando lutando diariamente para recuperar a tranquilidade que tinha nesse relacionamento. O ciúme para mim é uma doença. É um pesadelo. Que vai consomindo seus pensamentos e sentimentos.

    3. Tenho lido sobre ciúme. Li umas coisas sobre baixa-estima. Você não se sente capaz de ser amado. Você se sente menos bonito que os outros. Menos atraente. Às vezes, nem é uma característica da sua personalidade, às vezes a baixa-estima pode ser causada pelo próprio parceiro. Ele não sabe demonstrar para você o valor que tem para ele. E isso nos faz sentirmos inseguros, com medo de perder, humilhados…

    Ciúme é uma doença feia e boba! E eu ando meio doentinha disso tudo. Mas, já lhe digo: vou melhorar!! Ah vou!!

    Bjoo
    =**

  2. Sim, é uma piada. Felizmente aquilo nunca aconteceu, mas com certeza coisas daquele estilo acontecem sempre nos “msn’s” da vida. Vez ou outra tem coisa pior no meu msn.

  3. Bruna,

    É, verdadeiramente, um desafio! Eu que o diga!

  4. elisabetecunha2008

    EXCELENTE TEXTO!

    Que sintonia!!!!!!!!!!!!

    beijo

  5. elisabetecunha2008

    adicionada!

  6. Raphael Godoy

    Matheus e Bruna,

    Gostei do blog de vocês, muito bacana mesmo.
    Passando só para retribuir a visita lá no whiskyagogo.wordpress.com.

    A propósito matheus: Eu já tenho uma filhinha, 2 meses, daí veio o meu desespero. hehehehehehe

    Pelo menos com isso eu mudei mto com as outras mulheres, afinal, o 11º Mandamento é: “Não fazeis com as filhas dos outros, o que não queres que façam com tua filha.”

    Abraços e volte sempre

  7. Bruna,
    Acho que fica mais fácil controlar o ciúme quando você fica mais seguro de si. Não que você não o sentirá mais, não é isso, mas você se desapega a essas questões desnecessárias quando fica segura de que seu amor é soberano. Até mesmo porque, quem ama liberta, né?
    Beijinhos procês dois.

  8. .

    Acho que ciumes é um sentimento saudável, qunado se gosta de algo ou alguém. Falando de amor, a base para um ciumes saudável é a confiana…
    Todos temos este sentimento, uns mais, outros menos.
    Com a distância penso ser mais coplicado, só não podes deixar isto tomar conta de você.
    Bj

  9. Veri

    Ciúmes eu tenho por a Bruna postar as fotinhos mais lindas, e pelo Matheus citar Los Hermanos antes de mim :/

  10. Oiiiii eu seu muito ciumenta com o eu namorado tenho ciumes das minhas amigas e dos amigos dele eu não sei o que fazer para conbater esse ciumes nois brigamos todos os dia que ficamos juntos por causa do ciumes comto eu tenho ciumes ele tam bem tem …
    Não sei o que fazer me ajude porfavor…

    valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s